top of page

CAOS Focado Experience: O programa de residência em inovação e empreendedorismo

O mercado de inovação e empreendedorismo é um segmento de atuação que muitos estudantes e recém-formados buscam para iniciar e construir suas carreiras. O modelo de negócio e atuação das startups, de uns anos para cá, vem atraindo cada vez mais jovens profissionais pela proposta de crescimento e rápido desenvolvimento.


Outro ponto atrativo das startups é a cultura organizacional, que conversa diretamente com as gerações mais jovens, conectadas com a tecnologia e que têm uma ligação muito forte com o propósito dessas empresas.


E nós que participamos da construção de diversas startups de tecnologia de fronteira, entendemos os desafios e a importância desse fit cultural no processo de atração e seleção de candidatos.


E a partir desse desafio e da proposta de estarmos mais próximos de jovens talentos no início da carreira profissional, criamos o CAOS Focado Experience, o programa de residência em inovação e empreendedorismo que, diferente dos programas tradicionais de estágio ou trainee, traz uma proposta de aprendizado rápido por meio da imersão no universo da inovação com os melhores profissionais do mercado.


Mas, antes de explicarmos detalhadamente como surgiu o CAOS Focado Experience, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a Cultura CAOS, nossa missão e os três pilares que fundamentam nossa atuação e nossos valores.



Como surgiu o CAOS Focado Experience


Somos uma empresa formada por pessoas empreendedoras que por meio da tecnologia de fronteira impactam diversos segmentos no mercado. Criamos uma metodologia própria para a construção de startups que utilizam tecnologias disruptivas, também conhecidas como startups Deep Tech de grande impacto econômico e social.


E, um de nossos principais diferenciais é justamente a participação ativa e constante das lideranças da CAOS Focado nas startups que fazem parte do nosso ecossistema. Essa proximidade em todas as etapas de criação do negócio, faz com que tenhamos uma taxa de sucesso incomparável.



E a partir desse cenário, unimos a necessidade de trazer pessoas para a casa, mas entendemos também que seria uma oportunidade de propor um programa com foco no desenvolvimento desses jovens profissionais no início da carreira expandindo as possibilidades para as ventures de nosso ecossistema.


Rodrigo Franco, Head de Design e Produto aqui na CAOS Focado, define o conceito do programa.


A ideia do programa CF Experience surgiu por notarmos uma rica oportunidade de desenvolvimento para quem está iniciando a sua carreira no mercado de trabalho, tanto na CAOS Focado quanto nas empresas co-fundadas pelo grupo que podem demandar tais talentos ao longo de sua jornada conosco.

Ou seja, o objetivo principal desse programa é a evolução e rápida preparação desses jovens para os segmentos de empreendedorismo e inovação, independente se sua carreira estará ligada a CAOS Focado ou às startups do grupo, podendo buscar oportunidades dentro ou fora das empresas do grupo.


Sendo assim, definimos o CAOS Focado Experience como: Um programa de residência profissional para estudantes e recém-formados interessados no mercado de inovação e empreendedorismo com foco no desenvolvimento profissional acelerado, desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais e preparação para o mercado de trabalho.

Para obter tais resultados, aplicamos o modelo de negócios Venture Builder, que oferece ao profissional a oportunidade de atuar em diferentes segmentos profissionais e participar ativamente de todas as etapas do desenvolvimento de projetos.


E é esse modelo que garante um rápido crescimento profissional para quem quer descobrir o mercado de inovação. Mas, só quem viveu essa experiência pode explicar o impacto do programa na carreira profissional.


Explicando o programa


O CAOS Focado Experience vai além de um programa de estágio ou trainee regular, é uma vivência real em inovação, é beber direto da fonte com quem respira inovação e empreendedorismo há mais de 10 anos.

O CF Experience é uma oportunidade que o CAOS Focado oferece para jovens que estão em busca de ganhar experiência com uma vivência ampla em diferentes modelos de negócios em um ambiente que promove autonomia e crescimento.” Complementa Silvia Takey, COO da CAOS Focado.

A ideia é que o residente aprenda a metodologia aplicada pela CAOS Focado na construção de startups disruptivas do zero à maturidade. E diferente de outros programas, consegue atuar com autonomia tanto na criação de projetos, quanto na construção de áreas de segmento nessas ventures.


E para aprender com os melhores, o residente do programa CAOS Focado Experience possui acesso a uma rede de relacionamento, com membros de diferentes áreas de conhecimento, como desenvolvedores, gestores, designers, cientistas da computação, entre outros.


O programa tem duração total aproximada de 2 anos, dividido em um período de um ano (Fase 1), que pode ser renovado para mais dois períodos de seis meses cada (Fase 2), durante este período, o residente recebe uma bolsa-auxílio.


Para incentivar ainda mais nossos profissionais, oferecemos a possibilidade de residência ou encaminhamento profissional para uma das ventures CF.


Para tornar o programa ainda mais eficiente, dividimos a experiência em duas etapas. Sendo elas:


Fase 1: Chamamos de fase inicial de adaptação. É o momento no qual os estudantes e recém-formados vão mergulhar na cultura e metodologia da CAOS Focado. A duração da primeira fase é de um ano e é o momento de maior imersão e aprendizado, além de oportunidades reais nas empresas do nosso portfólio.


Essa primeira fase do programa é dividida da seguinte maneira: A Etapa de Embarque tem duração de três meses, a Etapa de Imersão também tem duração de três meses e, para finalizar, a Etapa de Experiência tem duração de seis meses.


Durante a primeira fase do programa podem surgir oportunidades de carreira nas startups do nosso ecossistema, que fazem parte da proposta do programa.


Fase 2: Etapa na qual o residente atuará com mais autonomia em projetos junto com as lideranças para estimular a confiança e protagonismo. Nesta fase também poderão aparecer oportunidades de carreira. A Fase 2 pode durar entre seis meses e um ano e está dividida entre Etapas PRO I e PRO II, com duração de seis meses cada.


Para contribuir com o crescimento profissional dos participantes do programa de residência da CAOS Focado, oferecemos planos de desenvolvimento e mentorias durante as duas fases do treinamento.


Durante as reuniões semanais serão discutidas estratégias baseadas no feedback recebido pelo profissional, bem como início de uma nova etapa do ciclo de avaliação de performance e do plano de desenvolvimento de carreira estabelecido entre o profissional e seu líder.


Ao final do programa, é realizado um ritual de encerramento em que é consolidado todo o conhecimento adquirido durante os ciclos. O residente apresenta-se para uma banca, onde compartilha o seu legado para o CF e recebe um certificado.


Após o CAOS Focado Experience, o profissional estará preparado para oportunidades dentro e fora do nosso ecossistema, especialmente pelo ganho de experiência necessária para atuar com autonomia em diferentes modelos de negócios.


Quais são as áreas de atuação do programa de residência profissional da CAOS Focado?


Existem quatro áreas de atuação no programa de residência da CAOS Focado, e em cada uma delas são desenvolvidas as habilidades mais relevantes ao cotidiano deste profissional, como você confere abaixo:

  • Design e Produto: O profissional oferecerá apoio no design de processos, serviços e produtos, desenvolverá peças de comunicação simples, aprenderá como realizar apresentações com base em técnicas de storytelling e como utilizar estratégias de UX, UI e protótipos visuais.

  • Financeiro e governança: O profissional desenvolverá conhecimentos nas áreas jurídica, financeira, administrativa e de departamento pessoal. Além de entender como controlar o fluxo mensal, organizar as compras e realizar o pagamento de contas.

  • Gente e gestão: O profissional entenderá como executar o recrutamento e seleção de candidatos, conduzir reuniões de integração, desenvolver planos de desenvolvimento de carreira, treinamentos e formação de lideranças, bem como integrar a cultura organizacional da empresa.

  • Marketing e comunicação: O profissional conduzirá o planejamento e elaboração do plano de comunicação da Caos Focado, bem como estratégias de marketing, criação de peças de comunicação, apoio na organização de eventos e apresentações em diferentes formatos.


O que a CAOS Focado está buscando em um candidato?


A CAOS Focado está procurando candidatos que aprendam rápido e estejam dispostos a aceitar desafios profissionais, dois pré-requisitos importantes para quem deseja atuar na área de empreendedorismo e lidar com tecnologias avançadas.


Os candidatos selecionados para o programa de residência da CAOS Focado devem ser graduandos ou recém-formados, pois esses profissionais trabalharão em regime de estágio com 30 horas de trabalho semanais ou em regime de contratação PJ com 40 horas semanais.


O que acontece no final de cada fase do programa de residência da CAOS Focado?


Com a aproximação do final da primeira ou segunda etapas do programa de residência da CAOS Focado, o profissional deve realizar uma reflexão sobre seu aprendizado durante aquela fase, com ênfase no desenvolvimento de projetos e conquista de resultados.

Durante este momento de reflexão, o residente e o líder de sua área de atuação decidem juntos se renovarão o ciclo ou se devem encerrar as etapas. Em caso de encerramento, o residente pode solicitar um certificado.


Após os dois anos do programa de residência, o profissional pode ser encaminhado para uma das startups que compõem o portfólio da CAOS Focado, mas não oferecemos nenhuma garantia sobre a contratação.


Por fim, interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição no site. A CAOS Focado valoriza a diversidade sendo o único requisito estar matriculado(a) em uma universidade ou ser recém-formado(a).


Posts Relacionados

Ver tudo

Como ser um investidor anjo

Tradução feita por Silvia Takey, autorizada para português brasileiro do texto How to be an angel investor de Paul Graham, cofundador da Y Combinator - uma das mais bem sucedidas aceleradoras de empre

Como trabalhar duro

Tradução por Silvia Takey, autorizada para português brasileiro do texto How to work hard de Paul Graham, cofundador da Y Combinator - uma das mais bem sucedidas aceleradoras de empresas de base tecno

Os quatro quadrantes do conformismo

Tradução autorizada para português brasileiro do texto The four quadrants of conformism de Paul Graham, cofundador da Y Combinator - uma das mais bem sucedidas aceleradoras de empresas de base tecnoló

bottom of page