The real reason you get pushback on your ideas
- Ana Beatriz Barbosa
- 31 de mar.
- 3 min de leitura
Tradução autorizada para português brasileiro do texto "The real reason you get pushback on your ideas” de Renita Kalhorn, coach executiva de startups com foco em liderança em deep techs.
Em 2013, Jamie Siminoff foi ao programa Shark Tank para apresentar sua startup de campainha com vídeo Wi-Fi - e foi rejeitado. Era uma ideia de um bilhão de dólares. (Na verdade, ele acabou vendendo a DoorBot (Ring) para a Amazon por US$ 1,1 bilhão).
Mas o que desanimou os Sharks foi sua entrega.
A especialista em linguagem corporal Vanessa Van Edwards explica o que aconteceu:
[Assista ao vídeo diretamente nesse link]
Vejo muitos fundadores de deep techs e de startups de impacto cometerem o mesmo erro fatal que Jamie cometeu quando se comunicam.
Eles acham que ter uma tecnologia que muda o mundo é suficiente. Mas aqui está uma verdade incômoda: quando você faz um pitch ou uma apresentação, sua forma de falar é mais importante do que o conteúdo.
Você fala muito rápido? Resmunga? Evita contato visual? Cruza os braços? Fica rígido?
Essas coisas são mais importantes do que você imagina.
Porque, em um nível subconsciente, elas impedem que as pessoas sejam receptivas às suas ideias. E você precisa dessa adesão para envolver as pessoas em sua visão.
Felizmente, não é preciso ter o carisma de Steve Jobs. Uma pesquisa realizada por Susan Fiske mostra que o que você realmente precisa são apenas duas características: calor e competência.
A parte complicada é que você precisa de ambos, e precisa obter o equilíbrio certo.

Muita cordialidade, mas pouca competência? As pessoas confiarão em você, mas não acreditarão que você pode realmente cumprir o que promete.
Altamente competente, mas sem cordialidade? As pessoas o respeitarão, mas não confiarão em você.
Se você está sempre recebendo rejeição em relação às suas ideias, descubra qual característica precisa ser melhorada e faça alguns ajustes simples:
Para demonstrar mais cordialidade:
Contato visual e inclinação da cabeça = envolvimento
Acenar com a cabeça = escuta ativa
Sorrisos genuínos e de formação lenta (com os olhos)
Toques apropriados (apertos de mão, cumprimentos, punhos, tapinhas nas costas)
Espelhamento: Combinar sutilmente a posição do corpo e os padrões de fala da outra pessoa
Para mostrar mais competência:
Adote uma "postura de lançamento". Fique de pé, com os pés afastados na largura dos ombros e os dedos dos pés apontando para fora
Cite fatos e estatísticas para demonstrar autoridade
Mostre suas mãos: conte com os dedos, use gestos para ilustrar crescimento, tamanho, cooperação etc.
Isso pode parecer clichê ou trivial, mas afeta enormemente o seu impacto. Porque quando você atinge o equilíbrio certo entre cordialidade e competência, você:
Cria segurança psicológica e conexão
Cria confiança e receptividade para suas ideias
Mudam o cérebro das pessoas do medo para o vínculo social
E essa, caros fundadores, é a receita perfeita para a adesão.
Ainda cético? Um estudo do Human Dynamics Lab do MIT rastreou sinais comportamentais durante as sessões de apresentação de empreendedores a executivos de negócios - apenas os sinais, não o conteúdo real - e previu os resultados com precisão quase perfeita.
Portanto, embora os executivos acreditassem que estavam avaliando as apresentações com base em critérios racionais, como adequação ao mercado e desenvolvimento do plano, suas decisões eram inconscientemente influenciadas por sinais sociais que revelavam a confiança e a convicção do apresentador. (Quando um grupo de investidores anjos analisou as mesmas propostas no papel - ou seja, apenas as informações - eles as classificaram de forma muito diferente).
Muitas tecnologias inovadoras realizaram apenas uma fração de seu potencial porque os fundadores não foram capazes de comunicar o valor de forma poderosa. Não deixe que a sua seja uma delas.