Cultura CAOS

Recentemente a equipe do CAOS Focado mergulhou com seu time expandido para além dos sócios fundadores, em um processo de reflexão para tangibilizar aquilo que já praticamos no dia a dia há mais de 10 anos: a missão, visão e valores CAOS Focado.


Repactuamos a importância, o potencial e os sonhos de quem mantem esse organismo vivo e em constante crescimento.


Partindo do pressuposto de que a Cultura Organizacional é aquilo que nos direciona e deve ser estrategicamente utilizada como potencializadora dos nossos pontos fortes, a repactuação se baseou naquilo que valorizamos como time e naquilo que no futuro queremos atingir, como sonhadores que somos.



A partir destes encontros concluímos que o que fortemente cremos como nossa missão é:




Os três pilares da nossa missão: tecnologias de fronteira, capital e talentos, não são citados ao acaso, já que ao pensarmos em cada um deles podemos ver evidências concretas do nosso impacto. Hoje atuamos na construção de tecnologias disruptivas e inovadoras, que são chamadas "tecnologias de fronteira" na medida em que se distanciam do tradicional e nos aproximam de ideias ousadas, criativas e baseadas em anos de aprendizado científico no que há de mais avançado naquele campo de tecnologia no mundo.


Uma das maiores provas disso são os ramos de negócio das empresas atuais do nosso portfólio, onde empreendemos desde a bioimpressão 3D de insumos biológicos como o colágeno até a criação de um dinamômetro conectado que realiza avaliação de força muscular e gera dados para diagnósticos precisos e eficientes em fisioterapia.


Você pode saber mais sobre as empresas do nosso portfólio e a história do CAOS Focado até aqui clicando aqui .


Além disso, essa abrangência e esses modelos de negócio também nos permite compreender a nossa missão de "resolver problemas relevantes da humanidade", ou seja, a nossa busca por um impacto efetivo e significativo frente a grandes desafios da humanidade para que atinja novos patamares de funcionalidade, saúde/bem-estar e sustentabilidade.


Nosso foco principal é a otimização da alocação de recursos ao longo do tempo, sendo o capital financeiro apenas um deles. A aplicação de capital suor gera mais liquidez no curto prazo, já que a transformação de dinheiro em recursos para o crescimento não é direta e muito menos instantânea. Não gerimos um portfólio de investimentos em startups, nós somos o portfólio de startups.


Nós reduzimos o risco adicionando capital empreendedor e aumentamos as expectativas de retorno focando em inovação que cria novos mercados. Quando falamos dos talentos atingindo o seu máximo potencial, estamos fazendo referência às oportunidades que oferecemos de gênios que dominam as tecnologias de fronteira se tornarem empreendedores (além de acadêmicos) no Brasil (ao invés de no exterior) e também de jovens potenciais, que anseiam por autonomia desde muito cedo, se tornarem líderes em um curto espaço de tempo, acreditando desde muito cedo conosco em um sonho compartilhado (que são as pessoas que denominamos early believers).


Leia mais sobre o impacto do nosso modelo de negócio no desenvolvimento profissional de jovens estrelas


Já a nossa visão, ou seja, onde queremos chegar foi elaborada da seguinte forma:




Histórias incríveis de fundadores e early believers.


Dessa forma queremos gerar um grande impacto no mercado de startups de tecnologia de fronteira, causando o nascimento e o amadurecimento de 10 delas até o ano de 2030, fazendo com que mais pessoas tenham a possibilidade de se tornar empreendedoras e líderes em projetos inovadores e disruptivos.


Ao falarmos dos nossos valores como CAOS Focado estamos falando sobre o que pregamos e praticamos na nossa vivência como equipe. Estabelecemos 10 valores norteadores das práticas no CAOS, esses nos dizem sobre o nosso jeito CAOS de ser.




Com este valor fazemos referência ao nosso movimento de sempre analisar profundamente o que aprendemos na trajetória até aqui para a tomada da próxima decisão, mas sem deixar que a análise paralise a ação. Nunca deixamos de agir por medo, e nunca deixamos de aprender com os erros e acertos. Dessa forma, a nossa reflexão é vista como um processo sistemático e profundo de aprendizado a partir de ações concretas.




Um dos nossos nortes como time é a confiança que temos em quem faz parte dele. Não vemos a confiança como a ausência de incertezas, vemos a confiança como a certeza de que juntos temos a capacidade de construir histórias e impactos que sozinhos não seríamos capazes.


Confiar no time gera como fruto a confiança em si, fazendo com que o CAOS seja um suporte que impulsiona o desenvolvimento individual, oferecendo liberdade para que cada um se desafie. Confiamos primeiro e sempre questionamos o que é possível melhorar ou qual a próxima fronteira de evolução que vamos atingir individualmente e como time.




Ao executar nossos planos e metas em busca daquilo que sonhamos somos movidos pela intensidade de fazer o que for preciso para superar aquela fase do negócio, pela clareza de um propósito em comum e pelas sólidas relações que construímos aqui. Relações que, ao mesmo tempo em que são sólidas, são leves. São leves na medida em que a sincronia é visível e a risada surge fácil.




Aqui somos desbravadores, navegantes em águas até então desconhecidas. A resiliência é necessária quando as incertezas aparecem pelo nosso caminho, quando precisamos permanecer focados em meio ao caos. A flexibilidade está presente na inteligência em saber o momento de rever as direções, não dar murro em ponta de faca, e mudar o foco para continuar construindo nossos legados.




Costumamos dizer, ao olhar para o método que criamos e ao CAOS que buscamos, que vamos contra a maré mas a favor da natureza. Ter coragem e ser prudente é sobre enfrentar desafios testando hipóteses o quanto for necessário, é superar incertezas com cautela ao dar o próximo passo, mas não se contentar enquanto permanecer no mesmo lugar.




Prezamos por um dinâmica de time onde a autonomia coletiva unida à uma colaboração individual é aquilo que nos levará aos saltos que buscamos. A confiança no time nos permite garantir espaço para uma construção conjunta, onde cada pessoa importa e onde todo aprendizado é válido. Sem deixar de lado o protagonismo individual, acreditamos que buscamos ser inteiros para sermos grandes.




Aqui sabemos onde e como devemos gastar tempo e energia para maximizar aprendizado e com isso gerar resultados extraordinários. Fazemos muito bem, com alto nível de excelência, o que é suficiente para vencer o estágio da jornada em que a startup se encontra.




Quando olhamos para esse valor nos deparamos com a essência do que é, para nós, a inovação disruptiva. No CAOS temos a crença de que é a beleza do antagonismo e das brechas que inicializam a inovação, sendo o nosso motor a busca por elas para construir novos caminhos.




Quando pensamos na trajetória do método Caos Focado se torna fundamental saber priorizar o que ganha o jogo para navegar na extrema incerteza. Manter o foco em meio à esse contexto incerto é mais que um valor, é uma condição de existência das trajetórias de sucesso que passaram por aqui.




No Caos estamos sempre em movimento e ao mesmo tempo em consolidação. Ser flexível não é oposto de solidez para nós, mas é o oposto de ser imutável, mesmo em contextos que exijam transformações. Assim como a água que não perde sua essência quando assume estados sólido, líquido ou gasoso para cumprir diferentes propósitos, as pessoas do Caos Focado também nunca perdem a essência dos seus valores ao se adaptar para enfrentar os diferentes desafios da jornada de startups de tecnologia de fronteira do zero ao product market fit.



Equipe CAOS Focado