top of page

As similaridades da tese da Caos Focado Ventures com a tese da SHV

A construção intensa de startups é um modelo recente, porém, em ascensão e com exemplos de sucesso. Desde a década de 2000, a equipe de gestores da Sutter Hill atua na operação das startups incubadas, assumindo o papel de “CEO interino” em dois dias da semana, até validar as principais hipóteses de produto e mercado, contratando um CEO full time para escalar o negócio. Do portfólio, A Pure Storage tem valuation de +U$ 3Bi e recentemente a Snowflake fez um IPO de U$ 70Bi, com a Sutter Hill possuindo mais de 20% do negócio.


Neste artigo, Kevin Kwok detalha o método vencedor do Mike Speiser e SHV The Mike Seiser Incubation Playbook


Abaixo explicamos pontos centrais do método Caos Focado:


Atuação extremamente hands-on no early stage: Selecionamos um founder de excelência técnica, descobrimos oportunidades de mercado a partir de uma tecnologia e assumimos o papel de CEO-Interino até achar product-market-fit, além de suportar este início com nossa equipe interna de produto, comercial e bastidores.


Passando pela validação do early stage (~R$ 2M de faturamento), cada empresa já está com sua equipe formada para as próximas fases, com operação independente da venture builder e sendo conduzida pelo founder técnico e uma principal referência de negócios.

método CAOS Focado

Método CAOS Focado

Detalhando cada etapa:

No CAOS Focado, não selecionamos startups já com ideia ou produto. Selecionamos um “founder” de excelência em alguma tecnologia, capaz de construir um diferencial tecnológico consistente, e junto a ele vamos explorar possibilidades de produto e proposta de valor em diferentes mercados, em um tipo de “residência”.

  1. Um dos sócios seniores do CAOS, no papel de Business Developer (BizDev), atua cerca de 50% do tempo como CEO-Interino, guiando as principais decisões estratégicas de produto e comercial, até a equipe – composta pelo founder e pessoas de produto e comercial do próprio CAOS – conseguir emitir uma primeira nota fiscal e validar um conceito de negócio, em uma fase chamada Genesis.

  2. Inicia-se uma fase de intenso desenvolvimento de produto, início de operação com primeiros clientes e processo comercial, com a empresa usando também os serviços compartilhados de financeiro e gestão de pessoas do CAOS. O BizDev, que atua em duas empresas, tem o papel de guiar as principais decisões de estratégia, garantir o alinhamento entre as primeiras áreas da empresa e processar as descobertas do comercial e operação com a equipe de produto, para validar o product-market fit da empresa, chegando próximo ao faturamento de R$ 2M. Nessa fase, chamada Descoberta, o BizDev selecionou uma liderança, vinda de dentro ou de fora, para o substituir como principal referência de negócio.

  3. Já com uma equipe independente do CAOS Focado e tendo duas lideranças seniors para o longo prazo – o founder técnico e a principal referência de negócio, a empresa entra nas fases de Tração e Escala, com o CAOS contribuindo no board de administração com inteligência de negócio e projetos pontuais.


Sílvia Takey Graduada e mestre em Engenharia de Produção pela Poli USP, com especialização em gestão da inovação, empreendeu por 6 anos na empresa de IoT DEV Tecnologia, hoje é COO da Caos Focado Ventures.

bottom of page